Psicologia dos candles [Aprendendo o Básico]

Através dos candles conseguimos observar facilmente a tendência do ativo negociado no curto, médio e longo prazo, dependo da periodicidade do gráfico.

Publicado em
Psicologia dos candles [Aprendendo o Básico]

Esse artigo é voltado para psicologia dos candlesticks. Usar o gráfico de candles é uma das formas mais fáceis de leitura no mercado financeiro, geralmente as pessoas que começam a estudar aprendem primeiro a FAMOSA “análise gráfica e técnica”.

Através dos candles conseguimos observar facilmente a tendência do ativo negociado no curto, médio e longo prazo, dependo da periodicidade do gráfico.

Por exemplo: o gráfico diário é bom para observar tendência no curto prazo, já o semanal para tendência no médio prazo e o mensal para longo prazo.

Lembrando que os gráficos de tempos maiores sempre possuem força maior para sua análise, nunca desconsiderem!

Existem um conhecimento implícito por trás dos candles (velas), não é só observar, mas saber interpretá-los, daí surgiu o que chamamos de psicologia do candlestick, o intuito é saber os pensamentos do mercado através dessas velas, como:

– Identificar volumes pequenos e grandes;

– Tendências fortes e fracas

– Pontos de suportes fortes e fracos

– Pontos de resistências fortes e fracas

– Regiões e sobrecompra e sobrevenda

Entender tudo isso através de um gráfico de candle garante uma análise técnica eficiente aos trades e investidores.

Fases da psicologia dos candles


– Fase aceleração ou fortalecimento

Como observar: Após um período de baixa volatilidade surgem candles de corpos grandes, o que indica fortalecimento dos preços em direção ao fechamento. Pode aparecer um candle de força numa reversão de tendência ou até compondo a reversão.

 

FASE 1 – Fase aceleração ou fortalecimento

– Fase de acumulação: Durante uma movimentação de baixa surgem candles com sombra inferior grande. Por exemplo o corpo do candle é pequeno em relação a sombra, isso indica uma acumulação. A fase de acumulação é caracterizada por uma série de compras dos investidores que perceberam uma queda de preços repentina. Geralmente esses investidores percebem que o ativo tende a queda e começam a comprar aos poucos e em determinadas regiões, assim os vendedores não percebem o aumento da pressão compradora.

Como observar: Quando existe a possibilidade de reversão de tendência pelo aumento das pressões de compradores ou vendedores vemos o desespero do mercado, que são comprovadas por fechamentos de candles próximos ao valor de abertura, assim acabam consolidando a formação de um candle de corpo pequeno, veja:

 

FASE 2 – Fase de acumulação

– Fase de desaceleração e enfraquecimento: Quando vemos uma sequência de candles com corpos pequenos em sequência indica desaceleração ou enfraquecimento da região atual dos preços.

Como observar: Por exemplo na tendência de baixa vemos uma série de candles negativos com corpos diminuindo, isso é uma desaceleração dos preços. Durante uma tendência de alta uma série de candles positivos diminuindo em série, essa é outro enfraquecimento de preços.

 

FASE 3 – Fase de desaceleração

– Fase de distribuição: Acontece geralmente em movimentos de alta onde vemos um candle com sombra superior grande (imagem). Observe que a sombra é relativamente grande se comparada com o corpo do candle, essa é a indicação da fase de distribuição.

Como observar: Nesse caso os vendedores realizaram uma série de vendas ou seja, as intenções do mercado eram de jogar os preços para baixo. É bem semelhante a fase de acumulação, só que nesse caso, os compradores não perceberam ainda o aumento da pressão vendedora.

 

FASE 4 – Fase de distribuição

– Fase de exagero

Como observar: quando ocorre um movimento baixa ou alta e observamos que abriu um gap contra a movimentação da tendência, ou seja fechou contra o movimento que o gerou é um característica de fase de exagero.

Quando se abre o período de negociações com GAP de alta depois de períodos de alta esse é um sinal otimista para os compradores, pois continuaremos com valorização do ativo. Mas se tivermos uma fase de exagero, o GAP de baixa numa tendência de alta, é sinal que falta compradores disposto a manter o posicionamento, ou seja, o ativo ficou sobrevalorizado.

Veja um exemplo no gráfico:

 

FASE 5 – EXAGERO

– Fase de exaustão

Como observar: quando aparecer um candle de corpo absurdamente grande isso poderá significar a exaustão dos preços do ativo. No exemplo abaixo daremos o sinal de um candle para exaustão do movimento de alta:

 

FASE 6 – exaustão

O mercado nem sempre irá subir, afinal é renda variável, uma hora cairá, nesse caso após um longo movimento alta, apareceu um candle de grande corpo, se comparado aos anteriores, esse aumento de volume demonstrado através do candle é indicação de esgotamento da tendência.

E se fosse de queda? Após um longo movimento de baixa, surgem candles negativos com corpos grandes também, sem nenhum tipo de sombra. Nesse caso interpretamos que os vendedores estão fechando seu posicionamento e também podemos associar o desespero de alguns investidores e trades para vender bem barato, afinal é um grande volume, isso assusta os compradores! Por isso quase sempre não percebem que esse é um movimento de exaustão, o último suspiro da tendência de baixa e depois acabam pagando caro para recomprar esse ativo.

A quem consegue perceber o sinal de exaustão facilmente na venda e conseguir comprar bem barato!

 

– Fase de indecisão

Como observar: é uma fase famosa, geralmente vemos um candle de corpo pequeno em relação ao anterior e com equilíbrio das forças de vendedores e compradores, é o famoso DOJI, ele basicamente afirmar que o mercado está indeciso sobre subir ou descer. Mas é uma figura indicativa, quase sempre quando o próximo candle fecha acima ou abaixo do candle temos o início de uma tendência.

 

FASE 7 – Doji de indecisão

 

Fonte: Janus Investimento

Hilton Leandro Bacelar

Hilton Leandro Bacelar

Experiência em desenvolvimento Web com foco em PHP e Nodejs. Graduado em Sistemas de Informação. Work Control Developer Certified.

https://github.com/bacelar9

Olá, deixe seu comentário para Psicologia dos candles [Aprendendo o Básico]

Deixe um comentário