Design Patterns
Padrões de projetos em PHP.
Padrões (Patterns) são formas de descrever melhores práticas e bons projetos. Eles mostram soluções flexíveis para problemas comuns de programação. Vamos estudar neste artigo dois dos padrões utilizados em diversos projetos. O primeiro será o Factory e logo em seguida veremos o Singleton.
Factory
O padrão Factory permite a instanciação de objetos em tempo de execução. É chamado de Factory uma vez que é responsável por "produzir" um objeto. O Factory parametrizado recebe como argumento o nome da classe para instanciar.
Exemplo #1 Método Factory Parametrizado
Definir esse método numa classe permite que drivers sejam carregados em tempo de execução. Se a classe Exemplo fosse uma classe de abstração de banco de dados, carregar um driver MySQL e um driver SQLite poderia ser feito como se segue:
Singleton
O padrão Singleton se aplica em situações em que é preciso haver uma só instância de uma classe. O exemplo mais comum é uma conexão com um banco de dados. Implementar esse padrão permite ao programador fazer essa instância única ser facilmente acessível por muitos outros objetos.
Exemplo #2 Função Singleton
Isso permite que uma instância única de Exemplo seja recuperada.
O QUE É MARKETING DIGITAL?
Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de...
As vantagens de um site responsivo
Usar a internet para ganhar dinheiro já é uma realidade tanto no Brasil como no mundo. E os dados não mentem: em 2015, já existiam 450 mil lojas...
Olá, deixe seu comentário para Design Patterns
Deixe um comentário
Quase lá...