Design Patterns

Padrões de projetos em PHP.

Publicado em
Design Patterns

Padrões (Patterns) são formas de descrever melhores práticas e bons projetos. Eles mostram soluções flexíveis para problemas comuns de programação. Vamos estudar neste artigo dois dos padrões utilizados em diversos projetos. O primeiro será o Factory e logo em seguida veremos o Singleton.

Factory

O padrão Factory permite a instanciação de objetos em tempo de execução. É chamado de Factory uma vez que é responsável por "produzir" um objeto. O Factory parametrizado recebe como argumento o nome da classe para instanciar.

Exemplo #1 Método Factory Parametrizado

Design Patterns

Definir esse método numa classe permite que drivers sejam carregados em tempo de execução. Se a classe Exemplo fosse uma classe de abstração de banco de dados, carregar um driver MySQL e um driver SQLite poderia ser feito como se segue:

Design Patterns

Singleton

O padrão Singleton se aplica em situações em que é preciso haver uma só instância de uma classe. O exemplo mais comum é uma conexão com um banco de dados. Implementar esse padrão permite ao programador fazer essa instância única ser facilmente acessível por muitos outros objetos.

Exemplo #2 Função Singleton

Design Patterns

Isso permite que uma instância única de Exemplo seja recuperada.

Design Patterns

Hilton L. Bacelar

Hilton L. Bacelar

Experiência em desenvolvimento Web com foco em PHP Graduado em Sistemas de Informação. Work Control Developer Certified.

https://github.com/bacelar9
O QUE É MARKETING DIGITAL? 1290

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de...

Olá, deixe seu comentário para Design Patterns

Deixe um comentário